Desmatamento pode afetar produção de energia na região Amazônica, diz pesquisa
Artigo cientÃfico foi publicado na plataforma Science Direct
O desmatamento da floresta pode afetar diretamente a produção de energia na região Amazônica. É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da ÈÕ±¾ÎÞëÖгö (UFCG) publicado recentemente na plataforma Science Direct.
Ìý
"Mudanças aceleradas no uso da terra nas regiões da Amazônia brasileira e do Cerrado, nas últimas quatro décadas, levantaram questões sobre as possÃveis consequências para a hidrologia regional", explica um dos autores, o professor Madson Tavares.
Ìý
No estudo, foram avaliados quatro cenários de mudança no uso e cobertura da terra na bacia do rios Tocantins-Araguaia para investigar os impactos sobre o potencial hidrelétrico da Usina Hidrelétrica de TucuruÃ, sob as diferentes perspectivas ambientais. Os resultados evidenciam que o avanço do desmatamento na Amazônia e Cerrado brasileiro, em virtude de criação de pastagens ou áreas agrÃcolas, diminui a evapotranspiração e aumenta a vazão dos rios.
Ìý
"Como o aumento da vazão é excessivamente alto, ao ponto de ultrapassar o limite de vazão da Usina Hidrelétrica de TucuruÃ, as turbinas hidráulicas sofrem uma diminuição abrupta da eficiência e fortes flutuações de pressão, causando uma redução média de 65% na energia gerada, por ano. Como o sistema energético brasileiro é integrado, todos sofrerão com aumento nas taxas de energia", explica o pesquisador.
Ìý
Além do professor Madson Tavares, a equipe de pesquisadores é formada por seu orientando de doutorado, Edivaldo de Oliveira, cuja tese versa sobre o tema, além dos professores Vicente Rodrigues e Francisco de Salviano, e dos alunos de pós-graduação Thomás Rocha, Lorena Conceição e Romero Wanzeler, todos do programa de Pós-³Ò°ù²¹»å³Ü²¹Ã§Ã£´Ç em Meteorologia da UFCG. Também integra a equipe a professora Aline Maria Meiguins, da Universidade Federal do Pará.
Ìý
A ScienceDirect é uma plataforma online da Editora Elsevier, de literatura cientÃfica, que oferece mais de 3.800 revistas e mais de 39.000 tÃtulos de livros.
Ìý
Acesse o artigo.
Ìý
(Ascom UFCG)
Redes Sociais