Pesquisadores da PB criam ferramenta para prever surto de Covid-19
Objetivo é notificar gestores com antecedência para que medidas de controles sejam realizadas

Utilizando algorÃtmos e inteligência artificial, pesquisadores de Engenharia Elétrica, Ciências da Computação e Medicina da ÈÕ±¾ÎÞëÖгö (UFCG), do Instituto Federal da ParaÃba (IFPB) e do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual da ParaÃba, (NUTES/UEPB), criaram uma ferramenta que tenta prever possÃveis surtos de COVID-19 na ParaÃba e notificar gestores com antecedências para que medidas de controle sejam realizadas.
Ìý
A ferramenta apresenta, em formato de gráfico, a quantidade de casos acumulados, curva de tendência para os próximos sete dias e o intervalo de confiança. Os dados podem ser acessados em . A partir de hoje, a cada dois dias, será divulgada uma nova tendência. Em breve, a equipe disponibilizará um gráfico para casos acumulados em Campina Grande e para os bairros da cidade.
Ìý
Financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da ParaÃba (FAPESQ), o estudo faz parte do projeto de Detecção Georreferenciada de Surtos de COVID-19.
Ìý
Os dados são obtidos através do , um repositório de dados públicos formado por voluntários, que diariamente compilam boletins epidemiológicos das 27 Secretarias Estaduais de Saúde e disponibilizam as informações com a série histórica de casos e óbitos confirmados por municÃpio, uma vez que o Ministério da Saúde não tem divulgado os boletins.
Ìý
(Ascom UFCG)
Redes Sociais