Paraíba deve alcançar 70% da imunidade contra Covid-19 em dezembro, prevê estudo da UFCG
Percentual atual da população com cobertura vacinal completa é de 37,6% na Paraíba e 36,4% em Campina Grande
Nesta quarta-feira, dia 13, foi divulgado o 78° relatório da pesquisa semanal realizada pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da ձëг (UFCG). Foi registrada queda nas taxas de crescimento referentes aos novos casos por Covid-19 na Paraíba.
No tocante aos casos acumulados, o estado manteve a taxa de crescimento da semana passada. Sobre os óbitos, houve elevação em todas as unidades de análise, com exceção da taxa de crescimento do Brasil a qual apresentou queda.
Ainda segundo o relatório, ao final do ano, “projeta-se atingir mais de 70% da imunidade coletiva, em termos de paraibanos completamente vacinados, precisamente 72,5%, até 31 de dezembro”.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, o percentual da população total com cobertura vacinal completa (com as duas doses ou doses única) nesta quarta-feira, dia 13, é de 37,6% na Paraíba e 36,4% em Campina Grande. O percentual de 70% é a referência para se alcançar a imunidade coletiva.
Conforme o coordenador da pesquisa, os “casos continuam caindo na Paraíba. Contudo, os óbitos voltam a crescer nas curvas da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande. Ressalva-se que essas elevações, por enquanto, estão dentro dos padrões já identificados nas séries de dados”.
Nas projeções para a próxima semana estima-se o total de 443.979 casos e 9.366 óbitos até o dia 16 de Outubro em toda a Paraíba. Para Campina Grande, a projeção é de 45.738 casos e 1.149 óbitos.
Acesse o relatório na íntegra .
(Ascom CCT/UFCG)
Redes Sociais