Proposta da UFCG para enfrentamento da violência é selecionada em programa de Vigilância em Saúde
A ideia é contribuir para atividades de prevenção, promoção da saúde e execução de estratégias para enfrentamento da violência no Estado da Paraíba
A proposta Política Nacional de Vigilância em Saúde: participação da comunidade no enfrentamento à violência, submetida pela professora Anúbes Castro, da ձëг (UFCG), foi um dos 20 projetos de ٱԲã selecionados para implementação do Programa da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS Comunidade).
A proposta da UFCG foi a única da Paraíba selecionada pelo PNVS. A ideia é contribuir para atividades de prevenção, promoção da saúde e execução de estratégias para enfrentamento da violência com treinamento para qualificação de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).O professor Rodrigo Queiroga atuará como coordenador adjunto.
“Inicialmente vamos conhecer o diagnóstico situacional da violência no Estado da Paraíba começando pela cidade de Campina Grande. Vamos planejar estratégias de enfrentamento a essa condição em conjunto com a sociedade e implementar estratégias de ação que serão propostas às pessoas e serviços envolvidos”, explica a professora, destacando que “é a união de todos - universidade, gestores do estado e municípios e das comunidades - cada um apresentando sua realidade e possibilidade de intervenção.”
A pesquisadora já participou da primeira reunião da PNVS que contou com representantes de diversas instituições. O próximo passo será o diálogo com o estado e municípios, reunir a equipe e selecionar os bolsistas para execução das atividades.
Cada projeto selecionado receberá uma bolsa para o professor coordenador no valor de R$ 1.500 e três bolsas de ٱԲã no valor de R$ 400 cada para os estudantes de graduação que compuserem a equipe de trabalho durante o período de dez meses.
Sobre o PVNS Comunidade
Trata-se de um Programa de ٱԲã desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Decanato de ٱԲã (DEX/UnB), o Fórum de Pró-Reitores de ٱԲã das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). O objetivo do Programa é a implementação e o fortalecimento das ações de vigilância e de promoção em saúde previstas pela PNVS.
Confira as propostas selecionadas.
Para mais informações, acesse
(Ascom UFCG)
Redes Sociais