Pesquisadora da UFCG participa de projeto de produção de nanocosmético derivado da quixabeira
Produto inovador será desenvolvido em uma empresa startup instalada no municÃpio de Serra Branca
Uma pesquisadora da ÈÕ±¾ÎÞëÖгö (UFCG) integra um projeto de criação de um nanocosmético à base de quixabeira, espécie nativa do bioma Caatinga, que será desenvolvido em uma empresa startup instalada no municÃpio de Serra Branca, no Cariri Paraibano.
Ìý
A professora Alecksandra Vieira éÌýcoordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus ³§³Ü³¾Ã©, e foi co-orientadora, juntamente com o professor Rui Oliveira Macêdo, da Universidade Federal da ParaÃba (UFPB), da pesquisa de doutorado de Azenate Campos, realizada no Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da UFPB.
Ìý
O projeto, que dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos durante o doutorado de Azenate Gomes (que é graduada em Agroecologia pela UFCG), foi aprovado recentemente pelo Programa Centelha 2 ParaÃba, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da ParaÃba (Fapesq), ficando na 11° posição entre os 39 aprovados. A previsão é que a execução do projeto tenha inÃcio no próximo mês de março.
Ìý
A startup, denominada Quixarm, receberá,Ìýem sua fase inicial, apoio do Sistema Ecoprodutivo do Bioma Caatinga, da Fundação de Apoio a Biotecnologia e Inovação Tecnológica em Saúde (Sebic/Funbits) do municÃpio de Serra Branca, que disponibilizará um módulo de produção e toda a estrutura de secagem, moagem e obtenção de extratos e laboratórios para transformação da quixabeira no nanocosmético.
Ìý
Nanocosméticos são produtos cosméticos compostos por nanopartÃculas, estruturas extremamente pequenas que apresentam diversas vantagens, como maior absorção, ação mais prolongada, resultados mais rápidos e maior suavidade no toque.
Ìý
(Ascom UFCG, com dados da Assimp CDSA/UFCG)
Redes Sociais