Projeto da UFCG conquista 2º lugar em prêmio internacional promovido pela Revista Nature
Coordenado pela professora Maria Creuza de Araújo, do campus ܳé, o projeto de extensão incentiva meninas a ingressaremnas Ciências Exatas.Ao todo,foram inscritos 2.400 projetos, de 65 países. Premiação aconteceu em Londres, na Inglaterra

Um projeto de extensão desenvolvido na ձëг (UFCG) conquistou o 2º lugar do Prêmio Internacional Nature Inspiring Women in Science Awards 2024, promovido pela empresa Estée Lauder e pela revista Nature, considerada o principal periódico científico multidisciplinar do mundo.O resultado final foi divulgado no último dia 31 e a premiação aconteceu em Londres, na Inglaterra.
Único projeto brasileiro selecionado, o CaririTec é realizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus ܳé, e foi premiado na categoria Divulgação Científica.
Foram premiadas iniciativas que apoiam meninas ou mulheres jovens a se envolverem, desfrutarem e estudarem disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) ou a aumentarem a quantidade de mulheres em carreiras nessas áreas.Ao todo,foram inscritos 2.400 projetos, de 65 países.
Para a professora Maria Creuza de Araújo, que coordena o projeto, “é muito gratificante saber que uma iniciativa realizada no Carri paraibano foi considerada umas das atividades de maior impacto na inserção feminina nas Ciências Exatas em todo o mundo. Isso nos traz ainda mais motivação para apoiar meninas nas lutas por seus sonhos”, destacou.
Para ela, ter o trabalho reconhecido mundialmente é a certeza que o projeto está no caminho certo. “Sempre digo às minhas alunas e companheiras de projeto que se conseguirmos modificar a vida de uma pessoa para melhor, todo o nosso esforço já valeu a pena. Este reconhecimento vem do fato de que todas as nossas atividades são feitas com muito amor e dedicação. Agradeço a todas as meninas que já foram extensionistas. Esse prêmio é nosso! Agradeço a todos os professores, técnicos e pessoas que nos apoiam nos eventos. Vocês são essenciais”, enfatizou.
Sobre o CaririTec
O CaririTec visa o aumento de matrículas e a diminuição de evasão de meninas nos cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a partir de algumas vertentes. A primeira é a diminuição de estereótipos, para que as mulheres percebam que têm capacidade de trabalhar em áreas ditas como majoritariamente masculinas. O projeto desenvolve atividades de concientização, tais como mesas redondas, palestra e divulgação de materiais em redes sociais, como indicação de livros, filmes e artigos. A segunda é a capacitação profissional, normalmente, durante a Semana Tecnológica do Cariri, na qual são realizados cursos, oficinas e palestras, que trazem aprofundamento em áreas de estudos das Engenharias oferecidas no CDSA. Por fim, a motivação de alunos no Ensino Médio, a partir de palestras em escolas, apresentação dos laboratórios da Universidade, de experimentos, assim como mostras tecnológicas, nas quais alunos da UFCG demonstram projetos e experiemntos de forma lúdica e didática
Para acompanhar as ações do projeto, siga o CaririTec na rede social >>
(Ascom UFCG)
Redes Sociais