Doutoranda da UFCG é finalista em prêmio nacional de afroliteratura infantojuvenil
HQ Cara Preta: Você conhece o feminismo negro brasileiro?, de autoria de Rosana Medeiros, precisa do voto popular para conquistar a premiação. Votação vai até 6 de julho

A obra HQ Cara Preta – Você conhece o feminismo negro brasileiro?, de autoria de Rosana Medeiros, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da ÈÕ±¾ÎÞëÖгö (UFCG), é uma das finalistas para votação popular do Prêmio Nacional de Afroliteratura Infantojuvenil Erê Dendê!
Ìý
A premiação é promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e objetiva reconhecer obras infantojuvenis que promovam, valorizem e preservem as tradições, os saberes e a diversidade cultural dos povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana.
Ìý
O edital prevê a seleção de dez obras de todo o paÃs, cada uma premiada com R$ 20 mil, sendo que nove obras serão escolhidas por um júri oficial e a décima por votação popular, que está aberta até 6 de julho.
Ìý
O resultado preliminar será divulgado junto com as obras premiadas no dia 15 de julho, no site e nas redes sociais do .
Ìý
Clique para votar no HQ Cara Preta.
Ìý
Sobre
Ìý
O HQ Cara Preta é fruto da dissertação de mestrado desenvolvida por Rosana Medeiros no Mestrado Profissional em Sociologia (ProfSocio), ministrado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus ³§³Ü³¾Ã©.
Ìý
A história conta com três personagens: Taiwó, a personagem principal com 18 anos, jovem ativa nos movimentos sociais; Nanã, menina de 8 anos, esperta, tagarela e que ama saber sobre tudo; e Yewá, a mãe protetora, astuta e que proporciona a suas filhas uma realidade social diferente da sua.
Ìý
O enredo se dá através do diálogo entre as três personagens e fala desde o inÃcio da escravidão no Brasil, luta pela educação feminina, igualdade, movimento negro, intelectuais negras, etc.
Ìý
A dissertação está disponÃvel .
Ìý
(Ascom UFCG)
Redes Sociais