Projetos da UFCG se destacam em maratona de programação criativa
Objetivo do evento foi desenvolver soluções inovadoras utilizando tecnologias da Inteligência Artificial

Uma proposta de inclusão digital que visa minimizar a dificuldade de acesso a informações governamentais online conquistou o 1° lugar no Hackathon Agents4Good, maratona de programação criativa realizada nos últimos dias 13 e 14 pela Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) da ձëг (UFCG) em conjunto com o projeto Agents4Good - Kunumi Lab.
O aplicativo mInhA, desenvolvido sob mentoria das professoras Livia Campos e Eliane Araújo, da UASC, consiste em uma assistente com Inteligência Artificial que busca oferecer respostas claras e confiáveis via WhatsApp, proporcionando acesso simplificado e sem burocracia a serviços públicos.
O segundo lugar ficou com a equipe de Alex Bruno Ferreira e Jonathan Rafael, da Pró-reitoria de Gestão Administrativo-Financeira (PRGAF) que desenvolveu a Vera.IA, uma ferramenta de otimização do processo de fiscalização através da automação de algumas etapas. “Nesses primeiros 100 dias de gestão, a gente identificou na PRGAF que um dos principais gargalos é a gestão e fiscalização de contratos. Os processos que duravam 20 a 30 dias, a gente vai poder reduzir esse tempo de avaliação para dias ou até minutos”, explica Alex Bruno.
O terceiro lugar ficou com a equipe de Taciana Raulino e Letícia, do Hospital Universitário Alcides Carneiro(HUAC) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que criou uma ferramenta para apoiar ações de prevenção e promoção da saúde na rede pública.
Hackathon
Um hackathon é um evento onde pessoas se reúnem para trabalhar de forma colaborativa em projetos de tecnologia, geralmente com foco em desenvolvimento rápido e soluções inovadoras. A palavra "hackathon" vem da combinação de "hack" (programação criativa) e "marathon" (maratona), refletindo a natureza intensa e colaborativa do evento.
O Hackathon Agents4Good, voltado para graduandos e pós-graduandos em Computação, teve como objetivo desenvolver soluções utilizando tecnologias emergentes da Inteligência Artificial Generativa e de sistemas multiagentes. Foi realizado no Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e na UFCG.
"Promovemos, juntamente com o grupo El@sConectam, três oficinas e um seminário sobre tecnologias relacionadas, abertos não apenas ao alunado da UASC mas também ao de outros cursos externos à UFCG, além da distribuição equilibrada dos integrantes do projeto, previamente capacitados nessas tecnologias, entre os grupos participantes do Hackaton. As equipes tiveram o apoio de mentores, que detinham conhecimento sobre o domínio do problema, seus desafios, restrições e dados”, explica Eliane Araújo, coordenadora da UASC.
“A continuidade de todas as aplicações, considerando evolução para um produto mínimo viável, desdobramentos em outras áreas de pesquisa ou produtos, empacotamento e transferência tecnológica deverá ser definido em tratativas entre a coordenação do projeto e os clientes dos produtos. Há áreas de interesse que o próprio projeto Agents4Good continuará o desenvolvimento. Esta definição será realizada em breve tendo em vista o novo acordo de cooperação com a Kunumi, ainda esse ano”, explica Eliane.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais