ձëг

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projetos da UFCG se destacam em maratona de programação criativa
Início do conteúdo da página
Hackathon Agents4Good

Projetos da UFCG se destacam em maratona de programação criativa

Objetivo do evento foi desenvolver soluções inovadoras utilizando tecnologias da Inteligência Artificial

  • Publicado: Quarta, 18 de Junho de 2025, 08h41
imagem sem descrição.

Uma proposta de inclusão digital que visa minimizar a dificuldade de acesso a informações governamentais online conquistou o 1° lugar no Hackathon Agents4Good, maratona de programação criativa realizada nos últimos dias 13 e 14 pela Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) da ձëг (UFCG) em conjunto com o projeto Agents4Good - Kunumi Lab.

O aplicativo mInhA, desenvolvido sob mentoria das professoras Livia Campos e Eliane Araújo, da UASC, consiste em uma assistente com Inteligência Artificial que busca oferecer respostas claras e confiáveis via WhatsApp, proporcionando acesso simplificado e sem burocracia a serviços públicos.

O segundo lugar ficou com a equipe de Alex Bruno Ferreira e Jonathan Rafael, da Pró-reitoria de Gestão Administrativo-Financeira (PRGAF) que desenvolveu a Vera.IA, uma ferramenta de otimização do processo de fiscalização através da automação de algumas etapas. “Nesses primeiros 100 dias de gestão, a gente identificou na PRGAF que um dos principais gargalos é a gestão e fiscalização de contratos. Os processos que duravam 20 a 30 dias, a gente vai poder reduzir esse tempo de avaliação para dias ou até minutos”, explica Alex Bruno.

O terceiro lugar ficou com a equipe de Taciana Raulino e Letícia, do Hospital Universitário Alcides Carneiro(HUAC) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que criou uma ferramenta para apoiar ações de prevenção e promoção da saúde na rede pública.

Hackathon

Um hackathon é um evento onde pessoas se reúnem para trabalhar de forma colaborativa em projetos de tecnologia, geralmente com foco em desenvolvimento rápido e soluções inovadoras. A palavra "hackathon" vem da combinação de "hack" (programação criativa) e "marathon" (maratona), refletindo a natureza intensa e colaborativa do evento.

O Hackathon Agents4Good, voltado para graduandos e pós-graduandos em Computação, teve como objetivo desenvolver soluções utilizando tecnologias emergentes da Inteligência Artificial Generativa e de sistemas multiagentes. Foi realizado no Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e na UFCG.

"Promovemos, juntamente com o grupo El@sConectam, três oficinas e um seminário sobre tecnologias relacionadas, abertos não apenas ao alunado da UASC mas também ao de outros cursos externos à UFCG, além da distribuição equilibrada dos integrantes do projeto, previamente capacitados nessas tecnologias, entre os grupos participantes do Hackaton. As equipes tiveram o apoio de mentores, que detinham conhecimento sobre o domínio do problema, seus desafios, restrições e dados”, explica Eliane Araújo, coordenadora da UASC.

“A continuidade de todas as aplicações, considerando evolução para um produto mínimo viável, desdobramentos em outras áreas de pesquisa ou produtos, empacotamento e transferência tecnológica deverá ser definido em tratativas entre a coordenação do projeto e os clientes dos produtos. Há áreas de interesse que o próprio projeto Agents4Good continuará o desenvolvimento. Esta definição será realizada em breve tendo em vista o novo acordo de cooperação com a Kunumi, ainda esse ano”, explica Eliane.

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): Hackathon Agents4Good
Fim do conteúdo da página