UFCG apresenta projeto de empreendedorismo rural à Prefeitura de Juazeirinho
Cursos promovem o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e a adoção de práticas sustentáveis
Capacitar jovens estudantes da zona rural em uma cultura empreendedora e práticas agrícolas sustentáveis. Esse é o objetivo do projeto de extensão da ձëг (UFCG) apresentado nessa quarta-feira, dia 9, à Prefeitura Municipal de Juazeirinho, no Seridó paraibano.
Na reunião, realizada na sede da prefeitura, representantes da administração municipal, incluindo a prefeita Anna Virgínia Matias, receberam do professor Vicente Albuquerque informações sobre a metodologia do projeto e o conteúdo dos cursos oferecidos pelo Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa) em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
"O programa promove o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e a adoção de práticas sustentáveis, combinando conhecimentos técnicos com práticas de gestão e empreendedorismo. As diversas disciplinas contém tecnologias apropriadas ao desenvolvimento e sucessão da juventude camponesa", destacou o professor Vicente, coordenador do Peasa.
A prefeita Anna Virgínia acredita que a iniciativa é de fundamental importância para o fortalecimento da agricultura familiar a partir do maior envolvimento da juventude no processo de sucessão camponesa, por ser um espaço de empreendimento com ampla diversidade de atividades produtivas. "Com conhecimentos técnicos, será possível ter melhor acesso aos recursos e ações das políticas públicas dos governos rumo às inovações tecnológicas", disse.
“A equipe ficou bastante motivada justamente pensando em aprimorar e aplicar tudo o que foi visto nesta reunião para que a gente possa agregar no nosso município de uma ordem geral”, comentou Irenildo Miguel, da Secretaria de Educação de Juazeirinho. Ele avaliou as propostas colocadas pela UFCG como de fundamental importância ao desenvolvimento do rural e urbano do município, por tratar-se de uma proposta técnica educativa capaz de incentivar os estudantes ao empreendimento rural com um olhar no urbano.
(Ascom UFCG, com informações do Stúdio Rural)
Redes Sociais