HUAC recruta voluntários para estudo clínico sobre prevenção ao diabetes tipo 2
Intervenção gratuita terá foco na mudança do estilo de vida da pessoa para prevenir a doença
O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), unidade hospitalar da ձëг (UFCG) vinculada à Empresa Brasileira de çDz Hospitalares (Ebserh), está recrutando pessoas para participação no Programa de Prevenção de Diabetes (Proven-DIA), estudo clínico nacional sobre a prevenção ao diabetes mellitus tipo 2.
O HUAC está à frente da condução local da pesquisa, como um dos 30 centros colaboradores em todo o Brasil, sendo o único na Paraíba. O programa é conduzido pela instituição Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), com apoio do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Segundo a Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HUAC, Karoll Moangella, ressalta que este momento marca o início da tramitação de diversas pesquisas patrocinadas que podem ocorrer no HUAC: “O desenvolvimento desse tipo de pesquisa patrocinada, que viabiliza a realização do Proven-DIA no HUAC, representa uma conquista institucional e marca o início de uma nova fase, na qual o hospital se posiciona de forma ativa no cenário da pesquisa clínica patrocinada em âmbito nacional”.
“O Proven-DIA oferece intervenção gratuita focada na mudança do estilo de vida, para a prevenção de diabetes mellitus tipo 2 em indivíduos adultos ou idosos com pré-diabetes, e sem uso de medicamentos”, explica a nutricionista da Unidade Multiprofissional do HUAC-UFCG, Amanda Gonçalves Lopes Coura, que está envolvida no projeto juntamente com outros nutricionistas do hospital.
De acordo com a nutricionista Amanda Coura, serão incluídos 53 participantes no Programa. Eles receberão orientações para prevenção do diabetes e mudança do estilo de vida, além da realização de exames de sangue e acompanhamento de peso.
Requisitos para participação do estudo
Os indivíduos interessados em participar do Proven-DIA devem ter 18 anos ou mais, acesso a computador ou celular com internet, além de apresentar Hemoglobina Glicada entre 5,7 e 6,4%, e Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 34,9kg/m². “Essas pessoas não podem utilizar medicação para controle de diabetes”, alerta a nutricionista.
Para verificar se a pessoa interessada se enquadra no perfil do estudo e facilitar o contato pela equipe, é necessário o preenchimento de um .
Diabetes mellitus tipo 2
Segundo informações do Ministério da Saúde, a doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos, podendo levar à morte, em casos mais graves.
O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
(Coordenadoria de ձëг Social da Ebserh)
Redes Sociais