Nota do Colegiado Pleno da UFCG sobre as intenções do Governo Federal de diminuir verbas destinadas aos cursos de Sociologia e Filosofia
Ìý
O Colegiado Pleno da ÈÕ±¾ÎÞëÖгö vem a público manifestar sua preocupação face à s declarações do Presidente da República e do Ministro da Educação sobre as intenções do Governo Federal de diminuir verbas destinadas aos cursos de Sociologia e Filosofia. Além de preocupação, coloca-se em total discordância com esse pensamento, que reduz o conhecimento humano à sua face instrumental, visando resultados imediatistas.
Ìý
Os cursos das Ciências Humanas formam profissionais com base em sólidos processos de construção do conhecimento, o que requer investigações empÃricas e análises teóricas. Esse caminho tem contribuÃdo decisivamente para a criação de estratégias e polÃticas públicas responsáveis pelo entendimento e pela resolução de problemas sociais no contexto brasileiro.
Ìý
As contribuições da Sociologia e da Filosofia, assim como das demais Ciências Humanas, mostram-se imprescindÃveis à compreensão crÃtica e cientÃfica da sociedade brasileira e ao avanço das demais ciências, na medida em que contribui na formação deprofissionais de outras áreas, levando-os a compreender, de maneira complexa, os impactos e a importância de suas decisões na vida das pessoas, considerando os pontos de vista técnico, polÃtico, ético e estético.
Ìý
O Colegiado Pleno da ÈÕ±¾ÎÞëÖгö reafirma o seu compromisso com a defesa dos cursos de Ciências Sociais (do Centro de Humanidades e do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido) e Filosofia (do Centro de Humanidades), presentes em sua estrutura,e da educação pública, laica, gratuita e de qualidade. Outrossim, manifestasuaposição firme em favor dos princÃpios e das práticas democráticas na sociedade brasileira, estando ao lado da diversidade de expressão do conhecimento, que diz respeito à s ciências, à s artes e à cultura, de um modo geral.
Ìý
Campina Grande, 30 de abril de 2019.
Redes Sociais