Andamento do projeto do Radiotelescópio Bingo é avaliado em evento na UFCG
ÌýReunião de Revisão CrÃtica do Design acontece até a próxima quinta-feira, dia 11

Considerando o projeto ousado e evidenciando a relevância da participação da ÈÕ±¾ÎÞëÖгö (UFCG), o reitor Vicemário Simões participou, na manhã desta segunda-feira, dia 8, da abertura da Reunião de Revisão CrÃtica do Design (Critical Design Review and Meeting) do Radiotelescópio Bingo -Ìý projeto internacional liderado pela Universidade de São Paulo (USP), com a participação de cientistas da UFCG, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais do Reino Unido, SuÃça, Uruguai, França e China.
Ìý
Ìý
Durante a programação, que acontece até a próxima quinta-feira, dia 11, no auditório da Unidade Acadêmica de FÃsica (UAF), no campus Campina Grande, o projeto será analisado por uma equipe de pesquisadores nacionais e internacionais, com apresentação dos resultados obtidos e o andamento do projeto.
Ìý
Na quarta-feira, dia 10, será realizada uma visita ao local onde o radiotelescópio está sendo instalado, no municÃpio de Aguiar, no Sertão paraibano. Localizada na região do Vale do Piancó,Ìýa região foi escolhida por ser um espaço geograficamente adequado e livre de poluição eletromagnética, sendo consideradaÌýa maior área de silêncio do Brasil.
Ìý
Bingo
ÌýÌý
OÌýradiotelescópio Bingo (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro) ocuparáÌýuma área de 300 metros quadrados e contaráÌýcom dois espelhosÌýde aproximadamente 40 metros de diâmetro cada, sustentados por uma estrutura metálica de 80 toneladas.ÌýO custo global do projeto é estimado em U$ 4,2 milhões (cerca de R$ 13,1 milhões), sendo que a maior parte dos recursos (R$ 10,1 milhões) será bancada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). ÌýO projeto de instalação e operacionalização deve ser concluÃdo em dois anos.
Ìý
Veja a programação completa do evento.
Ìý
(Ascom UFCG)
Redes Sociais